Porque escargot é tão caro

Alguém sabe dizer porque aquelas lesmas nojentas e gosmentas são tão caras? Simplesmente porque dá um trabalho danado para criar esses bichinhos gosmentos e deixar eles prontos para ser consumidos.

Sem falar que, por ser um animal muito frágil, a produtividade é muito baixa. "Um escargot leva de seis a oito meses para atingir 15 gramas, que é o peso mínimo para ir à mesa", afirma o engenheiro agrônomo Carlos Alberto Funcia. Ao longo de todos esses meses, além de muito bem alimentados, os filhotes precisam ser criados num ambiente com temperatura e umidades ideais.

Veja o percuso até chegar a sua mesa...


O escargot é um bicho hermafrodita, que precisa de um parceiro para procriar. Cerca de seis espécies são cultivadas no Brasil, entre elas o escargot de Bourgogne, o maior do gênero na Europa - sua concha tem 5,5 cm de diâmetro

São duas formas de cultivo: em caixas de madeira cobertas ou em criatórios a céu aberto, onde são feitos tanques de alvenaria ou concreto. É neles que ficam os animais adultos que darão início à criação

No acasalamento, o pênis de um escargot penetra a vagina do outro, e vice-versa. A postura dos ovos acontece cerca de três semanas depois. Apesar da transa simultânea, em geral só um animal fica "grávido"

Num período que pode variar de 16 a 30 dias, os filhotes nascem menores que um grão de ervilha) e são separados dos adultos. Após seis a oito meses de vida boa, eles atingem 15 g de peso e estão prontos para o abate, que pode se dar de duas formas: os coitados são colocados em água quente ou no congelador até morrerem.

Em seguida, cada um deles tem sua carne retirada de dentro da concha com um garfo especial. É um processo minucioso e trabalhoso. Para obter 1 kg de carne, é preciso "depenar" 70 escargots

Por fim, rola a lavagem, pré-cozimento, embalagem e congelamento da carne selecionada. Nos restaurantes, antes de ser servida, a carne é colocada de volta na concha. Uma porção com uns seis bichinhos sai por cerca de 50 reais nos lugares mais "em conta"

0 comentários:

Postar um comentário

 
© 2010 Todos os direitos reservados Di Bobeira na Net | Política de Privacidade | Mapa do Blog | Anuncie
Design criado por Chica Blogger e personalizado por @DiBobeiraNaNet
Blog melhor visualizado pelo Firefox e Google Chrome