Dia mundial da luta contra AIDS 2009

Estamos aqui divulgando a campanha do Dia Nacional da Luta Contra a Aids (Ministério da Saúde). É a primeira vez que o Ministério faz uma ação em blogs e redes sociais e acho que seria interessante. Abaixo tem mais informações sobre a campanha.

Ministério da Saúde já começou uma grande campanha para o Dia Mundial da Luta Contra a Aids. Este ano, o tema é "Conviver com a Aids é possível. Com o preconceito não" e o site www.todoscontraopreconceito.com.br já está no ar.

Além de muita informação, o site tem uma proposta totalmente interativa e estimula o internauta a participar de uma grande corrente enviando vídeos, fotos ou textos com sua sugestão ou colaboração na luta contra o preconceito. Além disso, ele também pode utilizar a hash tag #preconceitonao e vestir o avatar da campanha no Twitter.

Continue lendo veja as dicas sobre contágio, prevenção e diagnósticos:

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes, realizados a partir da coleta de sangue. No Brasil, temos os exames laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos a partir de uma gota de sangue da ponta do dedo.

Esses testes são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) gratuitamente. Nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), unidades da rede pública, os exames podem ser feitos inclusive de forma anônima. Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas que forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto reduzem as chances de terem filhos HIV positivos. Por isso, se você passou por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame!

FORMAS DE CONTÁGIO

Como o vírus da AIDS está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas:

  • Sexo sem camisinha. Por ser vaginal, anal ou oral;
  • De mãe infectada para filho durante a gestação, o parto ou a amamentação;
  • Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa;
  • Transfusão de sangue contaminado com o HIV;
  • Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados;



SINTOMAS DA AIDS

A aids não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas. Mas os sintomas iniciais geralmente são semelhantes e comuns a outras doenças. Os mais frequentes são febre persistente, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele, gânglios ou ínguas embaixo do braço, no pescoço ou na virilha e que podem levar muito tempo para desaparecer.

Com a progressão da doença e o comprometimento do sistema imunológico, surgem doenças como tuberculose, pneumonia, alguns tipos de câncer, candidíase e infecções do sistema nervoso (toxoplasmose e meningites, por exemplo).


0 comentários:

Postar um comentário

 
© 2010 Todos os direitos reservados Di Bobeira na Net | Política de Privacidade | Mapa do Blog | Anuncie
Design criado por Chica Blogger e personalizado por @DiBobeiraNaNet
Blog melhor visualizado pelo Firefox e Google Chrome