Nem sempre tudo o que você vê é real ou, pelo menos, não totalmente real. Cartazes, outdoors, revistas, jornais e televisão cheios de pessoas lindíssimas e deslumbrantes, é claro que você já sabe que tem dedo do Photoshop nisso. É impressionante como esse manipulador de imagens consegue fazer mentiras tão reais e perfeitas que, nem mesmo vendo como se faz, dá para acreditar que sejam somente mentirinha. Impressione-se com essa super coletânea de verdades e mentiras do nosso velho conhecido programinha. É bem provável que você fique ainda mais desconfiado por aí...
Com certeza, a publicidade e a moda são as que mais se utilizam dos excelentes serviços do Photoshop, produzindo imagens belíssimas, mas enganadoras como nesse outdoor que você já deve ter visto por aí. Assista o vídeo e note como são feitos.
O fato é que realmente, coisa bonita vende, atrai, é agradável. Você mesmo deve notar que escolhe as frutas perfeitinhas no supermercado, tem vontade de pedir o telefone da menina (ou menino) mais bonita da sala e não da mediana, escolhe coisas com embalagem mais bonita (se desconsiderar o preço ou se ele for semelhante entre as concorrentes), e tudo mais que comprova que beleza (e entenda aqui que o conceito de belo é muito variável e questionável, de acordo com cada pessoa) é importante. É por isso que os retoques são comuns no meio publicitário e fotográfico. O que vale lembrar é que nenhum exagero é belo, as pessoas percebem o artificial e se sentem enganadas. Então aposte na moderação e no visual natural que você vai se dar bem. Confira as transformações:
As principais ferramentas utilizadas para o retoque são o a heal tool (o "band-aid" comum) para se livrar das manchas e outras imperfeições - ela também ajuda a manter as variações de cores da foto, deixando o retoque mais real; o clonestamp (o famoso carimbinho), que você pode utilizar em diferentes modos como o darken e o lighten; o dodge (lupa escura) e o burn (mãozinha pinçando), para brincar com as sombras e o liquify (filter> liquify), para aumentar e diminuir algumas medidas. Depois, rolam também alguns ajustes de cores que se façam necessário e beleza!
Agora, para fazer uma super mágica - daquelas de sumirem as palavras para se expressar, é preciso muito talento e paciência. Uma das minhas preferidas (e que me surpreende toda vez que eu revejo) é essa aqui:
Muitas vezes o Photoshop e a publicidade ficam tachadas como vilões, mas vale lembrar que o retoque é um artíficio muito antigo. A maquiagem, a combinação de roupas e acessórios, esconder alguns defeitinhos de sua personalidade para a(o) namorada(o) e outras cositas mais não deixam de ser pequenas mentirinhas que nos acostumamos a conviver e que praticamos, umas ou outras, com maior ou menor intensidade. Certo?
Lembre-se de que esses recursos existem para o bem =)








0 comentários:
Postar um comentário